Site Oficial MRE

www.ieadmre.com

sábado, 31 de julho de 2010

Cantar Hinos da Harpa Cristã é Pecado?

Alguns dias atrás meu pastor foi criticado por ainda nos cultos cantar os hinos da Harpa Cristã. Quem criticou alegou que isso era coisa do passado e não da igreja hodierna, coisa de pessoas que estão paradas no tempo, o chamado “quadrado”, antiquado e etc.
Quando fiquei sabendo do ocorrido, pensei….será pecado cantar os hinos da Harpa Cristã? Comecei analisar e cheguei a seguinte conclusão:

Os hinos da HC
1º Estão baseados nas Escrituras Sagradas
2º Não têm heresias
3º Inspirados pelo Espírito Santo
4º Sem interesses financeiros
5º Escritos em momentos de lutas e provações
6º Com finalidade de agradar o Criador
7º Aprovados pelo Conselho de Doutrina das Assembleias de Deus
8º Aprovados por Deus
9º Renova, conforta e edifica a vida espiritual


Os hinos (a maioria) da atualidade
1º A maioria não passa pelo crivo das Escrituras Sagradas
2º Contêm heresias
3º Sem inspiração divina (pois Deus não inspira heresias)
4º Com interesses financeiros
5º Com finalidade de agradar a criatura
6º Aprovados pelo Conselho dos Homens
7º Reprovados por Deus
8º Inovação. Resultado; a vida espiritual continua na mesma
9º Influenciados pelo mundo

Portanto amados irmãos internautas, podemos perceber as diferenças entre os hinos da HC (a despeito de não ser perfeita) e os chamados “hinos” modernos ou pós-modernos, claro que não quero generalizar, pois existem ainda compositores e cantores comprometidos com a Palavra de Deus, pois esses, o Espírito Santo continua os inspirando.

Os remanescentes continuam por todo lado, ainda que em grupo pequeno. Elias achou, por um momento, que só restara ele como profeta do SENHOR, mas Deus lhe disse que ainda tinha mais 7.000 profetas.

É preciso urgentemente uma reforma na área do louvor, precisamos acabar com esta banalização, esse descaso, que permeia as igrejas cristãs. Esta geração tão sábia, intelectual, pós-moderna e espiritual, precisa rever alguns valores e resgatar os marcos perdidos, inclusive a minha amada Assembleia de Deus. Precisamos de hinos Cristocêntricos e não de músicas antropocêntricas.

Observe parte da letra desta música abaixo:
“Jesus é fogo, Jesus é poder
Jesus é demais
Jesus é graça, Jesus é força”

Alguma coisa de errado com esta letra? Claro que sim! Apesar de mencionar o nome de Jesus esta letra mais se aproxima do panteísmo do que de um hino Cristocêntrico, aqui está o perigo, pois a verdade é distorcida.

Devemos seguir o conselho do salmista, louvar com inteligência.
“Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.” (Sl 47.7).

Desde criança que congrego na Assembleia de Deus e fico indignado com esta lamentável decadência no louvor e irritado quando somos criticados por alguns que dizem ser assembleianos (será???), simplesmente porque mantemos os hinos da HC em nossos cultos de adoração ao Todo-Poderoso, aliás hinos ensinados pelos nossos pais, como o saudoso pastor Paulo Leivas Macalão que compôs muitos hinos da HC.

Sinceramente prefiro ser chamado de cafona, “quadrado” e antiquado, do que ser chamado de desviado, palavra dura, mas é essa mesmo, pois nós mantemos a sã doutrina e os bons costumes ensinados pelos nossos Pais (pastores) que foram inspirados pelo Espírito Santo, mas bastou estes justos partirem para eternidade que os rebeldes, os falsos mestres e doutores começaram a retirar os marcos e a inovar, quando na verdade precisamos é de renovação.

Não sou contra aos novos hinos desde que passem no crivo da Palavra de Deus. Que Deus nos guarde e nos conceda a cada dia hinos inspirados pelo seu Santo Espírito! Você pode dizer amém???

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” (Cl 3.16).

“Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo.” (Sl 99.3).

“Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.” (1 Cr 16.9).

Em Cristo Jesus,

Jeancarlo Figueiredo

domingo, 18 de julho de 2010

Pastor Ciro explica: Por que fumar é pecado?

Há alguns dias, senti-me estimulado a responder à pergunta acima depois de ter conversado com o meu amigo Eli Felete, pastor-presidente da Assembleia de Deus Ministério Rocha Eterna, de Lisboa, Portugal. Muitos irmãos em Cristo, inclusive pastores, ficam inculcados com o fato de eminentes cristãos do passado terem supostamente apreciado o fumo e com a não ocorrência de mandamentos que tratem especificamente do ato de fumar.

Em primeiro lugar, não existe mesmo um mandamento bíblico específico a respeito do uso do tabaco, como “Não fumarás”. Também não está contido em Apocalipse — e em nenhuma outra parte das Escrituras! — o versículo que muitos citam para combater o vício: “Os viciados não herdarão o reino de Deus”. Mas precisamos ter em mente que a Bíblia é um livro de mandamentos gerais e específicos, bem como de princípios.

Há uma tendência mundial de se opor ao tabagismo e restringi-lo em lugares públicos. Os ministérios da saúde de diversos países não têm medido esforços para alertar a população acerca dos riscos de ingerir as substâncias tóxicas contidas na chamada “chupeta do demônio”. Segue-se que o ato de fumar, além de causar mal à saúde, tem uma péssima fama e não passa no teste de Filipenses 4.8. Além disso, e consequentemente, fumar é uma ação contrária ao mandamento de 1 Tessalonicenses 5.22: “Abstende-vos de toda aparência do mal”. Em outras palavras, o cristão deve evitar o pecado e tudo o que parece pecado.

Conquanto não haja proibição expressa ao ato de fumar, nem todas as coisas lícitas (não proibidas) convêm ao salvo em Cristo (1 Co 6.12). Considerando que: (1) o consumo de tabaco gera dependência e, como se sabe, é prejudicial à saúde; (2) o cristão é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19,20); e (3) a Bíblia diz que aquele que destrói esse templo, Deus o destruirá (1 Co 3.16,17), podemos concluir que o ato de fumar não é conveniente ao servo do Senhor.

Apesar de não haver na Bíblia mandamentos específicos a respeito do fumo, existem princípios e mandamentos gerais que condenam o ato de fumar. Mesmo não havendo no texto sagrado o mandamento “Os viciados não herdarão o reino de Deus”, o servo do Senhor que se preza sabe que qualquer tipo de vício não se coaduna com uma vida de comunhão com Deus (Jó 11.11; Dn 6.4).

Na relação das obras da carne mencionam-se a prostituição, a glutonaria, as bebedices, várias outras obras e “coisas semelhantes a estas” (Gl 5.19-21). É evidente que o ato de fumar é uma dessas “coisas” similares àquelas que destroem o templo do Espírito Santo. Qualquer ação consciente por parte do cristão que venha a destruir o seu corpo, que é templo do Espírito, trata-se de uma das obras da carne. E, segundo a Bíblia, “não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam” (v.21, ARA).

Portanto, fumar hoje, principalmente, é um ato antissocial, feio, prejudicial à saúde e, acima de tudo, pecaminoso, à luz dos mandamentos e princípios gerais das Escrituras. Mas, se algum apreciador de cachimbo, charuto ou cigarro que se diz cristão me achar legalista, que reclame com o Autor da Palavra de Deus! É Ele quem nos ordena a sermos santos em toda a nossa maneira de viver (1 Pe 1.15), não é mesmo?

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Leia outros artigos em: http://cirozibordi.blogspot.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Irlanda

Amados irmãos internautas,

amanhã eu e meu companheiro pr.Elias Domingos viajaremos para Irlanda, peço oração para que tudo venha correr bem.

Que Deus nos use por bondade e nos dê vitória em todo o trabalho que será desenvolvido.

Saudações em Cristo,

Jeancarlo Figueiredo

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nova lei quer proibir pais de dar palmada em crianças

Pais, professores, cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em menores de idade. Um projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico será assinado amanhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para marcar os 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Estamos vivendo no período chamado de pós-modernismo, onde a educação para ser um tema urgente. Esta nova lei irá proibir os pais de dar palmadas ou qualquer outro castigo físico. Se por um lado terá um efeito positivo, pois infelizmente muitos são os pais e educadores que espancam as crianças. Por outro lado terá um efeito negativo, pois esta lei vai contra os princípios bíblicos.

Educação é um tema prioritário nas Escrituras, Deus é o nosso pai, e qual pai em perfeito estado mental, que não zela pelo seu filho? Se nós, homens falhos e imperfeitos, lutamos para zelar e educar da melhor forma possível, imagine o Pai Celeste.

Tanto no velho testamento como no novo testamento, percebemos o cuidado de Deus com a família, o texto em Provérbios 22.6 nos ordena: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. A palavra hebraica para “instruir” significa “dedicar”.

Os pais devem comprometer-se a ensinar e disciplinar seus filhos de modo agradável a Deus, o ensino bíblico no lar tem como propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus. O resultado do cumprimento deste mandamento é “até quando envelhecer, não desviará dele”. Uma criança bem ensinada pelos pais, nos princípios bíblicos, dificilmente desviará dos caminhos do Senhor, claro que neste texto acima não é uma garantia total que a criança ao crescer nunca se desviará, todavia, mesmo que isso aconteça, os ensinamentos estão plantados no coração e chegará o momento de voltar para o Pai Celeste (Lc 15.11-32).

Enquanto o governo brasileiro luta para tirar o direito dos pais de dar palmadas, a bíblia esclarece: “ O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que ama, a seu tempo, o castiga” (Pv 13.24).

“As escrituras ordenam que os pais disciplinem com “vara” a seus filhos, nos seus anos formativos, isto é, na infância. Castigo físico só deve ser aplicado à criança em caso de desobediência proposital ou como desafio” (Bíblia de Estudo Pentecostal).
“ Castiga seu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alcançarás a tua alma” (Pv 19.18).

É dever dos pais educar os filhos, enquanto há oportunidades de moldar suas vidas para o bem e ensinar-lhes os caminhos de Deus. Se os pais forem negligentes, tornam-se em parte culpados da ruína posterior que atinge a vida de seus filhos.

Ao contrário da maioria dos pedagogos, que acreditam que não é necessário corrigir uma criança com vara, o sábio Salomão inspirado por Deus assevera: “Não retire a disciplina da criança, porque, fustigando-a com vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com vara e livrarás a sua alma do inferno” (Pv 23.13,14).

Conclusão

Esta lei que quer proibir os pais de dar palmadas em crianças, apesar de aparentemente ser boa, trará grandes malefícios, pois se corrigindo com “vara” não está fácil educar as crianças de hoje, muito mais sem utilizá-la. O resultado será uma geração de filhos rebeldes, que não respeitam seus próprios pais (Ef 6.1,2). Filhos rebeldes, sociedade rebelde.

Em nenhum momento sou a favor de espancamento ou agressão, mas também não sou a favor da suposta proibição, os extremos só fará que percamos o respeito, amor e até mesmo a vida de nossos filhos.

A correção deve ser moderada e bíblica, o que passar disso irá apenas irritar e revoltar os filhos (Ef 6.4). Que Deus nos dê sabedoria para educar os nossos filhos.

“O filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão” (Pv 13.1).

Saudações em Cristo,

Jeancarlo Figueiredo

visite: www.ieadmre.com

sábado, 10 de julho de 2010

"Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das sua mãos" Sl 19.1

Prezados internautas, esta é a minha primeira postagem. Desejo partilhar com todos mensagens e artigos que tenho recebido do Senhor.

Em Cristo,

Jeancarlo Figueiredo